sexta-feira, 12 de junho de 2009

Update dos últimos dois meses...parte II/III !

Bem, terminada a "saga" anterior, havia que andar para a frente e pensar no que se seguia na Esquadra...o Exercício SHARK HUNT!

E que evento! Por alguns dias esteve aberta a "caça ao tubarão"!

Correndo o risco de roubar o termo "caçador" àqueles que desde de sempre se auto-denominaram de caçadores (tá-tá!! :) ), durante o que foi pouco mais de uma semana, em Beja, se reuniram os mais ferozes caçadores de submarinos do mundo (pelo menos aqueles que puderam comparecer, porque camaradas caçadores de outros países houve, que infelizmente, por motivos de força maior tiveram de cancelar a sua presença...talvez num próximo)!


Assim, para o Shark Hunt 09, e em Beja, estiveram destacados dois P-3C Americanos, um P-3C Norueguês e um Nimrod Inglês. Noutras vertentes participaram também Alemães e Franceses.




Os voos foram "sempre a abrir" (se assim me permitem o termo!), sempre um avião na área...à caça!

Foi uma excelente oportunidade de treino em luta anti-submarina, especialmente em equipa, coisa que já algum tempo nós por cá não víamos igual, e segundo percebi, que também não se via noutras paragens...Há que ter em conta o cenário actual de ameaças a nível mundial...

Citando um Oficial Americano no "mega-breifing" do exercício, o Shark Hunt foi "a good old fashion ASW exercise!".

Briefing que o mesmo terminou à boa maneira Americana, dizendo alto e bom som : "GOOD HUNT!". E foi! Ah se foi...!

7 comentários:

Anónimo disse...

Espero que os Lobos se tenham fartado de comer peixinho! :D

MS disse...

Os Nimrod são uns " caixões voadores", e a RAF está ansiosa por os abater. Já visitei um em Farnborough o ano passado, e está um em permanente exposição em Duxford.Os P3 são mais "confiáveis"...

Cumprimentos.

Jorge Ruivo disse...

Mais outro excelente update. Bem mas este é de deixar-me cheio de inveja pelas aeronaves fotografadas. Pena que Beja seja um pouco distante para fazer spotting com mais frequência mas o que nos vale é este blog, para os mais afastados, nos deixar como se lá tivessemos estado. Thanks e excelentes fotos

Unknown disse...

E de certeza que não utilizaram a técnica do camaroeiro do Zéca!

Nuno Martins disse...

Então e essa malta comentou algo sobre estar numa base localizada no interior? Ou isso é uma coisa só nossa que, se estamos a mais de 100Km da costa mais próxima, já é longe?

amg disse...

vão treinando que quando a nossa Navy receber os novos sub´s vão ter muito que penar para os apanhar...
Vocês e as outras Marinhas.
:D

bons vôos, que eu de vez enquando vejo-vos passar à vertical do «VFA»...

Anónimo disse...

Sou leitor assíduo da Mais Alto, a revista da FAP, e interrogo-me como é que estes exercícios da 601 não chegam à revista. Não deve ser díficil enviar um pequeno reporte e umas fotos para lá....E depois não digam que é tudo para os caçadores (f-16)...., eles sempre vão contando e mostrando o que fazem e os contribuintes deste país gostam de ver onde gastam os seus impostos. Cumprimentos aos "Lobos"