quinta-feira, 11 de junho de 2009

Update dos últimos dois meses...parte I/III!

A bem dizer, este seria o update I,5 destes últimos dois meses! É que na verdade, o mês de Maio começou com uma semana de férias na Alemanha cuja reportagem fotográfica está muito bem guardada....no telemóvel!!! Já sei que neste momento, vós, leitores atentos e informados (especialmente nas artes informáticas e fotográficas), se questionam: "e qual é o problema?!". Pois bem, caríssimos leitores, o problema está no meu portátil que deixou de reconhecer o cartão SD do telemóvel...enfim, coisas! Talvez ainda venha a postar sobre essa semanita...

Adiante! Estes últimos dois meses começaram, nada mais nada menos, que no dia seguinte ao meu regresso da Alemanha, no domingo dia 10 de Maio...seriam umas 22H30 quando recebo uma chamada de outro tripulante da Esquadra a avisar-me para que no dia seguinte, 2ª feira, me apresentasse, mas com uma malita feita para 2 ou 3 dias...havia uma forte probabilidade do alerta vir a ser despoletado...e para os Açores!


Muito embora fosse o meu 1º dia de trabalho após uma semana de férias (e por isso mesmo não devesse ser nomeável), não havia mais ninguém disponível (mais ninguém...leia-se: nenhum dos outros 2 Navegadores da Esquadra!Pois...somos só 3, mas parecemos muitos!), de modo que a minha resposta foi "sim Sr.!".
E de facto, por volta das 09h00 do dia 11, tocou a sineta!
Muita correria, pegar na última actualização meteorológica, nos equipamentos e na pasta e lá fui eu a caminho do 14805: íamos procurar uma embarcação de recreio com dois tripulantes que havia zarpado de S. Jorge, e cujo destino seria o Pico, mas que nunca chegou...
Patrulhamos durante algumas horas ( julgo que terão sido perto de meia dúzia) a área que nos havia sido atribuída, até que nos reencaminharam para outra busca a mais de 200 milhas a Oeste das Flores: um homem havia caído ao mar, tripulante de um petroleiro...

[http://www.shipnostalgia.com/showthread.php?p=321412]

Ambas as buscas, para nós, decorreram durante dois dias inteiros, voamos até ao nosso limite de combustível nos dois dias, mas infelizmente, sem resultados...

Neste tipo de missões, é o Navegador que planeia, monitoriza e "brieffa" a busca aos restantes tripulantes (características da busca e do alvo que se procura). No segundo dia, relativamente ao homem caído no mar, no fim do briefing pedi aos meus camaradas que não esmorecessem na procura, porque muito embora o nosso senso comum nos dissesse que muito provávelmente já só estaríamos à procura de um corpo, tínhamos de dar sempre o nosso melhor, quanto mais não fosse para poder devolver aquele homem do mar à sua família...e que qualquer um o desejaria para si próprio. Demos o nosso melhor, como sempre damos, ao longo de mais de onze horas em ambos os dias, mas por vezes o mar leva a melhor...


Aí fica a foto que consegui tirar do petroleiro...foi o melhor que consegui!

Parece que a embarcação chegou a aparecer uns dias mais tarde mas vazia...
Ah! Só mais uma nota: homens do Mar, por favor, se tiverem coletes, ou até fatos-de-macaco laranjas (como no caso de alguns dos tripulantes do petroleiro), usem-nos!!! É que é muito mais difícil procurar alguém no mar vestido com uma simples t-shirt preta...

2 comentários:

Unknown disse...

Bem mais giro do que carregar caixotes de A para B!

Ah... em relação aos Homens do mar é bom também que eles não levem as barbatanas de cimento.

É que se bem me lembro este tipo de coisas costumava acontecer ao Comandante ou Imediato que eram normalmente os unico tipos a bordo que não falavam com tudo a começar por P.

Rui Sousa, Madeira Spotters disse...

Nem sempre se pode "ganhar"...
Pena que o regresso tenha sido tão "inglório".

De qualquer forma, não pude deixar de ficar espantado...apenas 3 navegadores em toda a esquadra?

votos de boas missões!