segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Operation Active Endeavour


É o patrulhamento do Mediterrâneo. E hoje lá foi mais um!

São missões extensas ao serviço da NATO cujo objectivo é, não só, prevenir/detectar actividades ilícitas, nomeadamente no que toca ao terrorismo e armas de destruição massiva, mas também zelar pela segurança de todos aqueles que atravessam o Mediterrâneo todos os dias ( e que, acreditem, são milhares!).

São missões em que muitas vezes trabalhamos directamente com navios das forças navais dos diversos países que participam na OAE, e que em outras tantas de uma forma não tão directa...mas sempre em equipa e com o empenho e garra que nos caracterizam! E sabe a Nª. Srª. do Ar como às vezes é complicado! Hoje a meteorologia no Mediterrâneo não era a mais simpática, especialmente a baixa altitude...

Convido-vos a visitar o site oficial http://www.oaenow.com/, para conhecerem um pouco melhor esta operação da NATO.

Mais um fruto do 11 de Setembro, que veio sem dúvida nenhuma integrar uma parte extremamente importante na segurança deste mundo cada vez mais global!

Ou como diria o velho ditado "depois de casa arrombada, trancas na porta!"...mas, infelizmente, é assim que se aprende, ou não é?!

2 comentários:

C.D.M. disse...

Caríssima Ana Sofia:

É um prazer ler os seu relatos! Realmente percebo agora a diferença entre os Navegadores/TacCos de P-3 e os restantes Camaradas da sua especialidade. Deve ser um orgulho para si e para os seus participar neste tipo de operações... seja a fazer deste mundo um lugar mais seguro, seja a trazer segurança aos que andam perdidos no mar. Não me tinha ainda apercebido da complexidade das vossas missões mas percebo agora porque é que os Navegadores de P-3 são sempre muito mais versáteis que os demais.
Perdoe a minha ignorância mas sempre julguei que só seria possível voar no Orion como Nav/Tac depois de adquirir alguma experiência em aeronaves mais lentas e de operação mais básica como o C-130 e o C-212. Pensava aliás que com o fim dos navegadores na Esquadra 502 seria lógica a evolução de uma aeronave mais básica (C-130), passando por uma mais complexa (C-212 300 da VIMAR/SIFICAP)para acabar a carreira no topo que seria o P-3. Como entusiasta da aviação militar acompanho alguns processos de modernização e apercebi-me que com a modernização do E-3A não haverá necessidade de um navegador a bordo, o que torna os Tac/Nav de P-3 os únicos com o conhecimento táctico necessário para integrar uma tripulação de E-3. Imagino portanto que nesta altura seja uma colocação desejável a Esquadra 601 que estará no entanto só ao alcance dos melhores.

Bem haja pelo seu trabalho, esforço e dedicação.
Bons voos para si e para os seus camaradas Lobos.

Sophia disse...

C.D.M:

É sempre bom perceber o quanto o nosso trabalho é apreciado!
A minha história na FAP, como já deve ter lido num post lá mais atrás, já tem alguns capítulos, e de facto, antes de ser colocada aqui no P-3 fui Navegadora de C-130. Mas, no entanto, não é nem nunca foi condição necessária...há quem tenha mesmo terminado o curso de Navegador e sido de imediato colocado na Esq. 601. Devo dizer-lhe que defendo, e sempre defendi, a ideia que tinha acerca da carreira dos Navegadores: uma evolução na carreira, passando por todas as aeronaves (que obviamente tenham a posição) terminando aqui no P-3! É óbvio que terá sempre de haver Navegadores mais antigos em todas as esquadras, mas terminada a passagem no P-3, poder-se-ia voltar às esquadras por onde se havia passado, se assim se desejasse ou se disso houvesse necessidade… É uma perspectiva pessoal, uma hipótese entre tantas outras!
Por aqui, não somos só Navegadores, gerimos muita coisa e muita informação, característica das missões tácticas e por vezes tão complexas que por cá realizamos.
Com a chegada do novo avião num futuro próximo, o Navegador de P-3C acumulará também as funções de Operador de Comunicações, o que, deixe-me dizer-lhe, neste momento já dá água pela barba! Somos de longe o tripulante com mais trabalho numa só missão!
Mas é para isso que cá estamos!
Infelizmente ainda não é uma colocação assim tão desejada, e devia ser pela experiência que nos traz…mas já se sabe o que se diz do pior tipo de cego...talvez um dia a luz brilhe!
Mais uma vez obrigada pela sua atenção, por ler este blog, um espaço que cresceu e se definiu quase que sozinho; pelo seu gosto e entusiasmo, por ter publicado o seu comentário, por apreciar o meu/o nosso trabalho...e acredite que faz parte de uma minoria nesse aspecto, não que haja por aí má fé, há essencialmente desconhecimento!
Continue a passar por cá, é sempre bem-vindo, como todos são os que vêm com um entusiasmo assim!
Comente, pergunte, partilhe, é para isso que existe o 4g!
A Alcateia agradece!
Espero que leia esta resposta ao seu comentário dado o tempo que passou desde que o publicou…

Ana Sofia Mendes.