quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Mais duas VIDAS salvas...

Parece um filme, uma história, mas desta feita, com um final feliz...
Era cedo na sexta-feira, dia 13, quando descolámos para mais um patrulhamento da águas Portuguesas numa missão de pura soberania nacional. O céu estava limpo e a temperatura começara finalmente a baixar...as previsões anunciavam a chegada da chuva, mas lá mais para o fim do dia.
Sim, parece uma história.
Estávamos a meio da nossa missão, sensivelmente, quando a voz do outro lado do rádio nos reecaminhou para uma missão de busca e salvamento: duas pessoas a bordo de um veleiro precisavam de ajuda, da nossa ajuda. O relógio marcava 13H13 Z.
Sim, parece um filme.
Rumámos à posição, cerca de 250NM a Norte das Lajes, nos Açores. O vento estava forte, como poucas vezes vi, mais de 110kts, de frente. Mas não foi mais forte do que nós.

Localizámos o dito veleiro. Os tripulantes, verdadeiros profissionais, lutavam contra o mar, impiedoso naquele dia.

Já estava a chegar perto deles o Atlantic Explorer, com quem falámos e que impossibilitado de poder fazer ele mesmo o salvamento em segurança, por lá se manteve a nosso pedido. Teria tentado o salvamento na impossibilidade do Puma o fazer. Foram bravos, os tripulantes do Atlantic Explorer, bem hajam.

O Puma descolou das Lajes, assim que a distância do veleiro assim permitiu. Encaminhámo-lo e ajudámo-lo na medida do possível. Estivemos lá durante todo o salvamento para o que desse e viesse.
Rumámos às Lajes depois de ouvido o reporte do Puma: "segundo tripulante recuperado e a bordo!".

Ainda regressámos nesse dia a Beja, onde chegámos tarde e cansados. Mas ajudámos a que também aqueles dois homens chegassem a casa. E isto vale todas as horas voadas.
Apesar de as nossas caras não se conhecerem, estamos e estaremos lá.

Sigam o link e vejam as reportagens. Todas as fotos apresentadas foram recolhidas pelos Lobos.

Camarada Neves, obrigada pela lembrança e, obviamente, não tem de quê! Estaremos convosco sempre que necessário! Bem hajam!
E sim, desta feita teve um Final Feliz.

Sophia.

4 comentários:

carlosschmidt disse...

Parabens pelo teu testemunho e relato, que a Nossa >>Senhora do Ar vos proteja sempre e aos demais...

Saúde, felicidades e bons voos

carlos schmidt

Miguel disse...

Parabéns, valentes aviadores; que nenhum vento vos dê por vencidos.
E por isso reporto-me ao poeta: "gente fraca, torna fraca a forte gente".
M. Miguel

Paulo Santos disse...

Ana...
Obrigada pela descrição e narração dos acontecimentos, sei o que valem e como ás vezes são vividos esses momentos.... muitas vezes vezes ouvia em primeira mão os mesmos relatos das tripulações dos Pumas ou Aviocars estacionados nas Lajes..... e foram muitos....!
Continua a tua caminha porque a recompensa é na mioria das vezes bem saborosa..... salvar uma vida não é para todos.!
Cumptos

Francisco Oliveira disse...

Acho que o final do relato resume tudo: Muito cansaço, muitas horas voadas, mas dois homens que chegaram a casa,para junto dos seus.
Isso é o fundamental.
BRAVO ZULU

Professor Francisco