quarta-feira, 17 de junho de 2009

Update dos últimos dois meses...parte III/III

Depois do Shark Hunt, o corre-corre continuou com uma Guia-de-Marcha para Mte. Real! Escusado será dizer que veio mesmo a calhar ( :D )...no entanto parece me fez falhar o "pôr-do-sol" do século: a Endex Party do Shark Hunt!

Diz quem participou que nunca se viu igual! Ainda bem.

Finda a dita Guia-de Marcha, domingo dia 31 de Maio rumei a Beja já que na 2ª feira tinha de estar na Esquadra às 05:30 da manhã...era um dos últimos voos de um exercício que a Esquadra realizou com a Marinha Portuguesa, e que se seguiu ao Shark Hunt.















Aterrada depois cerca de 7 horas de voo, havia que preparar a missão do dia seguinte: patrulhamento marítimo das águas da Madeira.














Uma típica missão de Soberania Nacional! Havia que mostrar a nossa Bandeira, um P-3 da nossa Força Aérea aos Madeirenses, para que saibam que não nos esquecemos deles, nem das suas águas!!!

Aí ficam as fotos: o P-3 no Porto Santo (onde ficámos de 3ª para 4ª feira) e as Desertas, a porção de território nacional mais a sul (as casinhas pequenas no recorte da ilha eram a casa do faroleiro, que há quem diga, vivia completamente sózinho, e que já morreu...parece que agora é tudo automático)!

Na 5ª feira participei em mais um patrulhamento do Mediterrâneo, o que veio a perfazer, na minha caderneta, cerca de 25 horas de voo só naqueles quatro dias...

Já na 6ª, era esperada no Hospital Da Força Aérea para as revisões anuais. Passei com distinção! No colesterol e tudo! ;D

Como podem ver, prezados leitores, estes foram os 3 grandes motivos (I/II/III) motivos que me levaram a não actualizar este espaço...por isso as minhas desculpas!

Para os próximos dias...stay tunned for Sophia overseas!!!

E como diria a Nelly Furtado: "Beijinhus!!!"

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Update dos últimos dois meses...parte II/III !

Bem, terminada a "saga" anterior, havia que andar para a frente e pensar no que se seguia na Esquadra...o Exercício SHARK HUNT!

E que evento! Por alguns dias esteve aberta a "caça ao tubarão"!

Correndo o risco de roubar o termo "caçador" àqueles que desde de sempre se auto-denominaram de caçadores (tá-tá!! :) ), durante o que foi pouco mais de uma semana, em Beja, se reuniram os mais ferozes caçadores de submarinos do mundo (pelo menos aqueles que puderam comparecer, porque camaradas caçadores de outros países houve, que infelizmente, por motivos de força maior tiveram de cancelar a sua presença...talvez num próximo)!


Assim, para o Shark Hunt 09, e em Beja, estiveram destacados dois P-3C Americanos, um P-3C Norueguês e um Nimrod Inglês. Noutras vertentes participaram também Alemães e Franceses.




Os voos foram "sempre a abrir" (se assim me permitem o termo!), sempre um avião na área...à caça!

Foi uma excelente oportunidade de treino em luta anti-submarina, especialmente em equipa, coisa que já algum tempo nós por cá não víamos igual, e segundo percebi, que também não se via noutras paragens...Há que ter em conta o cenário actual de ameaças a nível mundial...

Citando um Oficial Americano no "mega-breifing" do exercício, o Shark Hunt foi "a good old fashion ASW exercise!".

Briefing que o mesmo terminou à boa maneira Americana, dizendo alto e bom som : "GOOD HUNT!". E foi! Ah se foi...!

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Update dos últimos dois meses...parte I/III!

A bem dizer, este seria o update I,5 destes últimos dois meses! É que na verdade, o mês de Maio começou com uma semana de férias na Alemanha cuja reportagem fotográfica está muito bem guardada....no telemóvel!!! Já sei que neste momento, vós, leitores atentos e informados (especialmente nas artes informáticas e fotográficas), se questionam: "e qual é o problema?!". Pois bem, caríssimos leitores, o problema está no meu portátil que deixou de reconhecer o cartão SD do telemóvel...enfim, coisas! Talvez ainda venha a postar sobre essa semanita...

Adiante! Estes últimos dois meses começaram, nada mais nada menos, que no dia seguinte ao meu regresso da Alemanha, no domingo dia 10 de Maio...seriam umas 22H30 quando recebo uma chamada de outro tripulante da Esquadra a avisar-me para que no dia seguinte, 2ª feira, me apresentasse, mas com uma malita feita para 2 ou 3 dias...havia uma forte probabilidade do alerta vir a ser despoletado...e para os Açores!


Muito embora fosse o meu 1º dia de trabalho após uma semana de férias (e por isso mesmo não devesse ser nomeável), não havia mais ninguém disponível (mais ninguém...leia-se: nenhum dos outros 2 Navegadores da Esquadra!Pois...somos só 3, mas parecemos muitos!), de modo que a minha resposta foi "sim Sr.!".
E de facto, por volta das 09h00 do dia 11, tocou a sineta!
Muita correria, pegar na última actualização meteorológica, nos equipamentos e na pasta e lá fui eu a caminho do 14805: íamos procurar uma embarcação de recreio com dois tripulantes que havia zarpado de S. Jorge, e cujo destino seria o Pico, mas que nunca chegou...
Patrulhamos durante algumas horas ( julgo que terão sido perto de meia dúzia) a área que nos havia sido atribuída, até que nos reencaminharam para outra busca a mais de 200 milhas a Oeste das Flores: um homem havia caído ao mar, tripulante de um petroleiro...

[http://www.shipnostalgia.com/showthread.php?p=321412]

Ambas as buscas, para nós, decorreram durante dois dias inteiros, voamos até ao nosso limite de combustível nos dois dias, mas infelizmente, sem resultados...

Neste tipo de missões, é o Navegador que planeia, monitoriza e "brieffa" a busca aos restantes tripulantes (características da busca e do alvo que se procura). No segundo dia, relativamente ao homem caído no mar, no fim do briefing pedi aos meus camaradas que não esmorecessem na procura, porque muito embora o nosso senso comum nos dissesse que muito provávelmente já só estaríamos à procura de um corpo, tínhamos de dar sempre o nosso melhor, quanto mais não fosse para poder devolver aquele homem do mar à sua família...e que qualquer um o desejaria para si próprio. Demos o nosso melhor, como sempre damos, ao longo de mais de onze horas em ambos os dias, mas por vezes o mar leva a melhor...


Aí fica a foto que consegui tirar do petroleiro...foi o melhor que consegui!

Parece que a embarcação chegou a aparecer uns dias mais tarde mas vazia...
Ah! Só mais uma nota: homens do Mar, por favor, se tiverem coletes, ou até fatos-de-macaco laranjas (como no caso de alguns dos tripulantes do petroleiro), usem-nos!!! É que é muito mais difícil procurar alguém no mar vestido com uma simples t-shirt preta...