quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Update do último mês...Parte III/III

Dia 11 de Fevereiro...

...exactamente, um dia depois de sete ou oito horas de patrulhamento marítimo. Sou eu, o que dizer? E de alerta... E como sou eu, guess what? Ah pois é, bébé...(LOL!)

Descolámos às 19:15Z de Beja, no 14807 (talvez o meu 2º alerta em P-3C como NavCom), para fazer um acompanhamento ao EH-101 numa evacuação médica.

Assim, lá fomos até às 295Nm a SW da Horta encaminhar o Merlin para o pesqueiro "Novo Eustáquio" (na foto - obrigada Luís Correia pela cedência), onde estava um tripulante com uma amputação parcial de um dedo de uma mão...

Pelas 01:10Z de 12 de Fevereiro, a evacuação estava completa, e o Merlin rumava à Horta onde entregou a vítima aos cuidados hospitalares.

Despedimo-nos do Capitão do pesqueiro que abandonou o rádio com "Obrigado! Mil vezes Obrigado!" (o que foi espectacular, o gajo era espanhol! Bem...no meio da frase talvez lhe tenha saído um "gracias", mas o meu ouvido espanhol é um bocadinho surdo...).

Não tem de quê...e as 10:30 de voo terão valido a pena se o senhor tiver conseguido ficar com o dedo...todo. Ou não, porque, no fundo, vale sempre a pena.

Aterramos às 05:45Z em Beja.

A notícia no site da FAP: http://www.emfa.pt/www/detalhe.php?cod=035.213


segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

O update do último mês...Parte II/III.



Dia 10 de Fevereiro...


...mais uma horinhas de patrulhamento marítimo no Mediterrâneo.


Acabaram por ser umas horinhas desdobradas graças a uma fuga hidráulica na bomba 1A que nos obrigou a regressar a Beja pouco depois da (primeira) descolagem... tivemos de fazer dumping para poder aterrar assim que possível.


Lá voltamos a descolar por volta da hora do almoço para o patrulhamento que foi feito na totalidade e com sucesso! Bandidos é que mais uma vez, nem vê-los...andam sossegadinhos os meninos...antes assim.

O update do último mês...Parte I/III.

Bem, por onde começar?

Acho que vou começar pelo passado dia 31 de Janeiro... Como sabem (já sei, já sei, não se começa uma frase assim...mas se não sabem vão ficar a saber agora!), os sinais de emergência emitidos em 121.5 e 243 MHz deixaram de ser processados pelos Satélites do sistema Cospas-Sarsat, passando apenas a ser processado o sinal em 406 MHz (que, de resto, é bastante melhor que os anteriores a nível de precisão e da informação relativa à estação que o emite).

E isto seria tudo muito bonito, não fosse no dito dia ser activado o alerta para uma busca a beacon em 121.5 às 22H25!!! E quem é que estava de alerta?? EU! Moi! Je! Me, myself and I!

Só a mim é que acontecem estas coisas!! A 01H35 do sinal deixar de aparecer nas mensagens do Cospas-Sarsat lá vamos nós numa busca a um beacon a emitir em 121.5... e para ajudar a meteorologia estava uma veradeira treta! Basicamente na zona de operações, segundo as previsões, não estava a acabar o mundo , mas não faltava muito...

Mas lá fomos nós na mesma, porque na verdade, se o sinal ia deixar de ser processado daí a pouco tínhamos de ir lá ver se de facto lá estava alguém a precisar da nossa ajuda ou se não passava de mais uma ambiguidade do sistema que já não iria ser resolvida...

E de facto, felizmente, não estava lá ninguém, resolvemos nós a última ambiguidade do sistema! E como a zona até nem era longe a coisa resolveu-se em menos de meia dúzia de horas...

Portanto meus amigos, antes de se fazerem à vidinha no meio do oceano certifiquem-se de que têm os vossos ELT's capazes de emitir em 406MHz, ou não...o couro é vosso!