quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Update do último mês...Parte III/III

Dia 11 de Fevereiro...

...exactamente, um dia depois de sete ou oito horas de patrulhamento marítimo. Sou eu, o que dizer? E de alerta... E como sou eu, guess what? Ah pois é, bébé...(LOL!)

Descolámos às 19:15Z de Beja, no 14807 (talvez o meu 2º alerta em P-3C como NavCom), para fazer um acompanhamento ao EH-101 numa evacuação médica.

Assim, lá fomos até às 295Nm a SW da Horta encaminhar o Merlin para o pesqueiro "Novo Eustáquio" (na foto - obrigada Luís Correia pela cedência), onde estava um tripulante com uma amputação parcial de um dedo de uma mão...

Pelas 01:10Z de 12 de Fevereiro, a evacuação estava completa, e o Merlin rumava à Horta onde entregou a vítima aos cuidados hospitalares.

Despedimo-nos do Capitão do pesqueiro que abandonou o rádio com "Obrigado! Mil vezes Obrigado!" (o que foi espectacular, o gajo era espanhol! Bem...no meio da frase talvez lhe tenha saído um "gracias", mas o meu ouvido espanhol é um bocadinho surdo...).

Não tem de quê...e as 10:30 de voo terão valido a pena se o senhor tiver conseguido ficar com o dedo...todo. Ou não, porque, no fundo, vale sempre a pena.

Aterramos às 05:45Z em Beja.

A notícia no site da FAP: http://www.emfa.pt/www/detalhe.php?cod=035.213


4 comentários:

Unknown disse...

Nice Stuff!

Commendable Blog indeed!

Dear Blogger, need your valuable feedback for:

www.octandigital.com

Regards,
Mehta

Peregrino Boblitz disse...

O que uma mulher tão linda, faz sobre as asas de um P-3 Orion?

- Navegação..., há de me responder...

Eu sei, pois no seu Blogue eu li..., um inteligente diário que começa em titubeio... Sei que foi em dezembro, por ti meio desacreditado..., por mim fazendo fé..., pois podes crer, levas jeito, mas sem os trejeitos, por favor...

É claro que vai sobreviver!!!, mas cabe somente a você...

Uma vez comecei um Blogue...; hoje ele está parado... Falta de tempo, ou muitas coisas a fazer...

Não desanime se não vir bons comentários; não desanime se que o que vir, não sejam comentários...

Bela Infanta, militar voadora, navegante atrás de outros, todos perdidos ou em perdição, afinal qual diferença faz, se do alto você não os vê nos detalhes?

O cumprir da obrigação é o que nos faz bem, como daquela vez em que devolveu o pequeno computador.

Sobre as ações, coitada da lebre...; não fosse você seria outra, pessoa...

Não sei mas você pode saber: existem naquele canto, muitas lebres a atravessar? Não existindo, teorias podem existir a se pensar...; existindo, você foi mais uma a ali passar...

Não há culpa onde a culpa não nos pertence...

Já fui Piloto, já voei demais, já cansei de voar, nunca militar, mas amador, onde a instrução era a perfeição. Sofri três acidentes, nenhum fatal, pois estou a lhe escrever, não estou?

Mire de sua janela, o Mediterrâneo, esse mesmo milenar, esse que já viu muito movimento...

Sinta-se privilegiada, expectadora da vida, visão particular dos movimentos que se cruzam, nuvens, ondas, atmosfera, luz e sombras, e até as tempestades, pois você não está aí por acaso...

Escreva o verbo e o deixe fluir..., como você expira, como você sorve o néctar, o aroma das flores... Acaricie a folha, e navegue...

Mas cuidado para não dispersar, pois teu trabalho requer atenção. Faça isso apenas fora de tensão.

Vou acompanhar teu Blogue, ver se meu comentário ativou tua inspiração, assim como a tua visão, me inspirou um bocado, esse teu sorriso troçado, esse teu jeito confuso, essa força que tens a sobrar, a de ajudar, a de viver, pois começas 2009 com pé direito, ou seria com asa direita?

Voe, navegue e não perca a sensibilidade; registre na máquina da mente mas não seja heróica; o mundo não gosta de heróis...; matam-nos a todos...

Se sou segundo-intencionado? Acho que não...; vi você e deu vontade de escrever, e escrevo sempre quando tenho vontade, assim, não precisa nada temer, mas daqui do Brasil eu estarei a torcer, por teu sucesso, por tua integridade, pois voas sempre em missões, de paz, de salvamentos a quem de ti necessita, mas as asas não são tuas, são metálicas e de Deus sempre é bem-vinda uma ajuda.

Faça sempre uma Oração, um bom dia e um muito obrigado, palavras simples no começo, palavras simples ao terminar, agradecimentos sempre que tiver sido útil... Seja bela, principalmente por dentro..., esqueça a lebre; ela já esqueceu você...

Um abraço? Acho que posso mandar.

Boa sorte? Com certeza eu lhe desejo.

Inspirações? Você as terá...; elas sempre vêm, sempre aparecem...; é só manter o coração aberto...

Conselhos? Não desista!, assim como você não desiste de uma busca...

Saúde, progresso, felicidades, muitos sorrisos, muitas realizações, principalmente na profissão.

É o que eu desejo, e se puder, mando também um beijo.


Paulo Rodolfo Boblitz
pboblitz@gmail.com

Unknown disse...

O Gilson também era bom menino e não fazia mal a uma mosca... eu partilho da opinião do GOE!

Peregrino Boblitz disse...

Hoje eu não estou contente...

Foi um sábado molhado... Até parece que caí no teu Mediterrâneo...

Vejo que meu comentário despertou alguma coisa, mas isso é natural... Até eu acionaria o GOE, se é que o GOE seja o Grupo de Operações Especiais daí de Portugal. Crendo que seja, eles bem poderiam pesquisar no Google a meu respeito: Paulo Boblitz; Paulo R. Boblitz; Paulo Rodolfo Boblitz, se já não tiverem pesquisado...


Quatro turbilhões em explosiva emoção, deslocam-se para frente enquanto a bequilha sai comendo as pequenas riscas da grande pista...

Em minha poltrona fecho os olhos e me lanço em mais uma rotina...; estáticas no ar, fios balançando, instrumentos trepidando, saímos em busca de uma nau perdida, solícita aflita em busca de amparo...

Meus queridos em terra e eu a correr, a voar para trazer, levar a tranqüilidade a quem clama pelo rádio por socorro...

Confio nos colegas ali na frente, a conduzirem a nossa missão, mas serei eu a procurar, a achar, a transmitir o afago do Anjo que chega para proteger...

- FAP-601 chamando..! Confirme pedido de socorro...

- Gracias!!! Sí, somos nosotros..! Gracias...

Virando-me para minha equipe, grito em bom tom:

- Espanhóis!?!

- Sim!, gallegos!, que um dia foram portugueses... - responde Marcos, o Co-Piloto.

- Boa gente, hospitaleira, sempre alegre a tocar gaitas com músicas celtas... - continuou Marcos, ajeitando-se em sua poltrona, procurando um jeito melhor de acomodar aquela grande barriga, enquanto na outra mão já mordia um bocadillo de queijo com bastante atum.

- Alvo avistado à nove horas; confirmado... - voltei ao meu trabalho, avisando o Comandante que cofiava os longos bigodes, já suspeitando que aquele pesqueiro vermelho era o que ele já imaginava.

Picando, afundou o nariz para um rasante de reconhecimento...

Os motores rasgaram o ar, alardearam as potências agora aumentadas, engolindo vento... Sorri de leve, pois era bonito ver aquele xucro desembestado sair em mergulho firme...

Enquanto eu ouvia as vozes no rádio, coordenadas para o helicóptero, imaginei um pobre coitado com a mão enfaixada, a perder sangue e a alegria...; ele estava apenas ganhando a vida...

Transmitimos segurança para o barco, esperanças traduzidas em agradecimentos que nos calam fundo na alma... Fechei os olhos e agradeci a Deus; fui útil para um semelhante...

Mais um pouco de sobrevôos, e nos deslocamos de volta para nossa Base, onde sempre chego um pouco cansada, afinal tudo é energia e eu não consigo ser assim tão fria...

Pousamos num leve tranco; o sol nos sorria...

Nos cumprimentamos e fomos embora...; havia sempre um relatório... Lembrei do Marcos e da boa gente; por ele os espanhóis não são assim tão ruins, principalmente se forem da Galícia...

- Gallegos... - pensei baixinho...

Em casa, liguei para meus pais e lhes dei um beijo...; contente sentei e escrevi mais uma página, vez por outra a mirar a minha asa, ali na frente a me lembrar, a uivar para mim, a me dar força para tudo fazer de novo...


Ana Sofia - Navegadora