Lá partimos nós, na passada 3ª feira, de Beja para mais um treino SAR (Search And Rescue) a bordo do
14807. Mas desta feita, como era para qualificação em P-3C de alguns tripulantes, incluindo TACCO e NAVCOM, eu fui a bordo como navegadora qualificada (para assumir a posição caso o alerta fosse activado durante o voo), e portanto apenas à boleia!!! Foi bom por dois motivos: é sempre bom irmos a voar e ver outros, que não nós, em instrução e a levar no "tótiço" (e devo confessar que este lado da barricada é muito mais interessante!!!), e depois porque deu para tirar estas fotos que ficaram com uns efeitos muito engraçados! Ah! E sim, éramos o "
LOBO 01"!
4 comentários:
Sophia,
Descobrir, por aqui, o significado de "tótiço", acredite, foi duro...
Sobre as interessantes fotos, arrisco a dizer que você capturou, não numa grande velocidade do obturador (talvez entre 1/250 ou 1/500), as pás em flexão, a trabalharem. Estavam embandeiradas?
Quando trabalhei no meio do nada, na selva amazônica, era bonito ver a humidade condensada em fio de rosca, enquanto o avião corria na decolagem - uma trilha de condensação helicoidal, do tamanho do diâmetro das pás (visível apenas para os que estavam em terra, contra o fundo verde escuro da selva).
Bonito também era ver as pás de um helicóptero, girando horizontais com ele pousado (sem peso ou carga), adotando depois o formato de um prato, na medida em que ia içando a carga, um container, por exemplo.
Boblitz
Acabei de descobrir mais um blog interessante, gosto de relatos e descrição das missões, feita por quem voa. Desconhecia este efeito fantástico das hélices em vôo, conforme documentado nas fotografias. Parabéns, longa vida para o blog e bons voos.
Mais uma boa descoberta no mundo da blogosfera sobre aviões!
Continue e parabéns pelo blog!
Convido-a, desde já a visitar o "Pássaro de Ferro".
Cumprimentos.
Esta malta dos blogs... :P
Bjokas
Enviar um comentário